CLUBE DOS 5: MAPAS LITERÁRIOS

Hoje vamos falar sobre mapas literários, aqueles que encontramos em livros de fantasia. Como uma leitora assídua do gênero, sinto que tenho a capacidade de avaliar esses mapas, pois eles são fundamentais para imergirmos ainda mais no mundo da fantasia. Considero os mapas extremamente importantes. Quando estou lendo um livro de fantasia, frequentemente consulto o mapa para situar onde os personagens estão. Isso me ajuda a imaginar a narrativa com mais facilidade.

Agora, vou avaliar os mapas que tenho em mãos, que são os seguintes:

1. THE KISS OF DECEPTION

Mapa: The Kiss Of Deception 
Sinceramente, acho este mapa bem sem graça. Mas o pior é o da duologia  Dinasta de Ladrões, da mesma autora, Mary E. Pearson. Parece que ela desenhou o mapa com giz de cera ou pediu para uma criança desenhar para ela, rsrs.

2. REINO DAS BRUXAS

Na verdade, este mapa é mais roxo do que parece, mas a imagem ficou com algumas partes brancas no momento da digitalização. Este livro é da editora Darkside, o que já sugere alta qualidade. O mapa de Reino das Bruxas Reino das Bruxas é muito bonito. Roxo é a minha cor favorita, o que talvez explique minha atração especial por ele. Ler essa história acompanhada desse mapa foi uma experiência muito agradável!

3. TRONO DE VIDRO


A Sarah J. Maas dedica todo o seu talento às histórias, mas parece que esqueceu de desenvolver um mapa decente em Trono de Vidro. Sei que ela escreveu essa história quando era mais jovem, mas será que ninguém deu um toque nela para melhorar o mapa de Trono de Vidro? Na versão brasileira da primeira edição de Corte de Espinhos e Rosas, houve o mesmo descuido com o mapa, mas na edição de luxo, houve uma melhora. Vamos falar sobre isso a seguir:

4. CORTE DE ESPINHOS E ROSAS (VERSÃO LUXO)


Eu deveria ter tirado uma foto do mapa antes e depois, para vocês verem como ele era feio. A versão de luxo de Corte de Espinho e RosasCorte de Espinho e Rosas deu um "tcham" nesse mapa, e eu adorei. Quando eu reler a história, terei muito prazer em acompanhar esse novo mapa.

5. A BALADA DO FELIZES PARA NUNCA


Deixei o melhor mapa para o final. O mapa de A Badalada dos Felizes para Nunca é perfeito! Quando os personagens estavam indo para a casa Massacre do Arvoredo, fui conferir no mapa para onde estavam indo e, para minha surpresa, vi uma carruagem no mapa exatamente nesse caminho. Achei muito divertido, como se a autora soubesse que todo mundo ia olhar e colocou a carruagem lá de propósito. São pequenas coisas assim que fazem a diferença. Simplesmente perfeito!

CLUBE DOS 5: MAPAS LITERÁRIOS CLUBE DOS 5: MAPAS LITERÁRIOS Reviewed by Lídia Maria on junho 22, 2024 Rating: 5

4 comentários:

  1. Oi Lih! Eu adoro fantasia com mapas, dá um algo a mais para a história. Achei lindo esse de Reino das Bruxas. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, nossa ele é lindo mesmo. Pessoalmente é mais lindo ainda!

      Excluir
  2. Realmente se esse mapa da foto vem na edição de luxo de Corte de Espinhos e Rosas melhoraram muito ele, pq na edição normal o mapa é pobre eu sempre ia olhar e sentia que faltava alguma coisa sabe rsrs. Confesso que antes de me aventurar a ler fantasias para mim os mapas eram apenas para deixar os livros mais bonitos, mas depois de ler Corte e Hobbit vi que deixam as histórias mais imersivas, e com mapas bem feitos é melhor ainda. Achei lindo esse mapa do A Balada do Felizes para Nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, não sei quando adquiri esse hábito de ficar olhando os mapas, acho que me ajuda muito a imaginar os cenários durante a leitura. A Sarah tem preguiça de criar mapas elaborados, não é possível rsrsrs.

      Excluir

📖 Deixe seu comentário, dúvida ou sugestões.
🔗Deixe o link do seu blog para eu retribuir a visita.

Tecnologia do Blogger.