• NIVER DE 7 ANOS DO BLOG
    Post em comemoração aos 7 anos do blog ♡
    Read more
  • CLUBE DO LIVRO
    Aqui você encontrará todos os encontros dos clubes de leitura dos quais participo ♡
    Leia Mais
  • COMPRE NA AMAZON
    Aqui você encontrará as melhores ofertas da Amazon e, ao mesmo tempo, ajudará a apoiar o blog ♡
    Clique Aqui
Lídia Maria
Mineira, mãe de pet e bibliotecária. Comecei o blog em 2017 com o objetivo de compartilhar relatos sobre minhas leituras, filmes, séries e experiências da vida.

Gosto de ler romance e fantasia, mas geralmente experimento de tudo um pouco para sair da zona de conforto. No tempo livre, faço bolos e adoro dormir. Seja bem-vindo(a) aos meus relatos! ❤
QUER SABER MAIS?
read more

REINO DAS BRUXAS: IRMANDADE MÍSTICA

Reino Das Bruxas

REINO DAS BRUXAS: IRMANDADE MÍSTICA 
AUTORA: KERRI MANISCALCO 
EDITORA: DARKSIDE 
ANO: 2022 
PÁGINAS:336 

Reino das Bruxas: Irmandade Mística é aquele tipo de livro hype no TikTok, onde acredito que existem dois tipos de resenha: aquela em que o leitor se sente compelido pela internet a falar bem sobre a obra e aquele que não esconde que o livro é ruim, e, bom, você está com sorte, pois irei falar a verdade sobre Reino das Bruxas

O enredo é sobre Bruxas que vivem escondidas dos humanos na cidade de Palermo. Aqui não temos um clã de bruxas, elas concordaram em se manterem afastadas umas das outras e existem poucas famílias na cidade. Emília e Vittoria são irmãs gêmeas com personalidades totalmente diferentes. Emília é quieta e sua diversão é conhecer receitas novas para preparar no restaurante da sua família, - Mar e Vinhas -, por outro lado, temos Vittoria que gosta de aventuras, garotos e sair de fininho quando sua avó Nonna, não está vendo.    

A forma que Nonna encontrou para proteger suas filhas dos humanos e do mundo das sombras foi deixando-as totalmente às escuras, ensinando somente os feitiços mais básicos e orientando-as a nunca juntar seus medalhões que foram dados a elas quando crianças. E para variar, isso dá muito errado, pois Vittoria se meteu em uma grande confusão antes de ser morta violentamente no mosteiro. Seu corpo foi encontrado por sua irmã gêmea que jurou vingança por sua morte. 

Em nenhum momento a autora explica em que século a história se passa. Pelas descrições das roupas, uso de velas para iluminação e outros indícios, me fizeram imaginar que o livro se passa no séc. XVII, - vamos especular, porque a autora não falou nada - e parece que o problema com a queima de bruxas era um passado recente para elas (séc. XVI). 

Em luto Emília se esforça para começar sua investigação e decidiu começar pelo rastro que o possível assassino deixou para trás, uma faca. Ela decidiu ir para uma caverna e invocar o dono do artefato e assim foi feito. Ira, um dos príncipes do inferno, apareceu no círculo de ossos. Lembra que disse que as irmãs só sabiam fazer feitiços básicos, então..  Emília não sabia fazer uma invocação e fez uma coisa irreversível, mas, pelo menos conseguiu algumas informações de Ira.  

Neste momento, a partir do capítulo doze consegui gostar mais da história. Os diálogos de Ira e Emília são instigantes e engraçados. Ira é um personagem marcante, bonito e que está escondendo muitas coisas da nossa protagonista. As migalhas do romance foi o que me deu força para continuar com a leitura. Depois de conhecer o príncipe demoníaco, Inveja, Emília decide que é melhor ter Ira como aliado do que inimigo, a partir daí ela só se mete em confusão, principalmente quando príncipe Luxúria também aparece. 

Sabe quando o personagem ele roda, roda, roda, feito um rato na ratoeira e não chega a lugar algum? Essa é a Emília. Senti que as cenas foram escritas só para encher as páginas e isso me deixou muito desmotivada. A bruxinha vai descobrindo coisas que sua vovó Nonna deixou de contar anteriormente, fatos esses que tem a ver com uma maldição que envolve a vida dos humanos na terra. No início, Emília se mostrou de uma esperteza que fiquei admirada. No final da história acho que ela esqueceu completamente sua motivação.   

Por muitas vezes, em algumas séries, os autores deixam as emoções para o final do livro ou para os livros seguintes, fazendo aquele esquema de pirâmide, entendo, porém, senti que neste livro tem muitas pontas soltas desnecessárias que, tenho certeza, não serão explicadas pela forma que acabou o livro. Emília mudou totalmente o foco que era vingar a irmã e passou mais para um lanche pessoal.   

O erro da autora foi tentar escrever um suspense. Geralmente me sinto uma idiota lendo um suspense, pois nunca pego as pistas necessárias para resolver o caso antes de ler o final. Isso não aconteceu no Reino das Bruxas, desde o começo eu sabia quem era o responsável, estava na cara. Essas voltas que a Emília deu a história toda, foi a autora tentando escrever um suspense. Como disse anteriormente o romance vale a pena. 

O livro deveria se chamar Reino dos Demônios. Até no filme inocente "Sabrina Vai a Roma" tem mais magia de bruxa do que neste livro. Como que em um reino de bruxas existe somente uma bruxa que sabe usar seus poderes de verdade (Nonna)? A Claudia me surpreendeu mais do que a Emília neste quesito e ela nem é protagonista. Tudo bem que Emília foi superprotegida por sua avó, mas ela não sabe controlar as próprias emoções e fazer um feitiço que preste. 

Eu não engoli esse final. Aguentei a leitura até as páginas finais quando tudo foi por água abaixo. Vou ler o segundo livro só pra ver o que a autora vai arrumar com essa história e ver se todas as pontas soltas serão amarradas. Queridos leitores, não estou aqui para julgar o gosto literário de ninguém, mas, em minha opinião tem fantasias sobre bruxas melhores do que é apresentado aqui e não são enaltecidas no TikTok. Até o livro que li na minha quarta série (Strega nona - a avó feiticeira) mostra mais a essência de uma bruxa do que esse livro. 

Minha opinião sincera.  😘

MINHA AVALIAÇÃO: 

Comentários

  1. Eu ri sobre a comparação com o filme kkkkkkk na época que li eu curti até. Ele não tem nada de inovador mas me envolveu... infelizmente não posso falar o mesmo da continuação
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quando o suspense não é bem escrito, que no começo da leitura você já sabe o final, fica meio chato. Confesso que até tinha curiosidade de ler a narrativa, mas acho que estou perdendo a vontade.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique sugiro que leia, pode ser que você tenha uma opinião positiva sobre esse livro.

      Excluir
  3. Olha, Lih, realmente da ate um desanimo né rsrsr sabe que algumas séries vao melhorando com o tempo então vale uma segunda chance rsrsrsrs

    www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei muito desanimada e triste com esse livro. Sabe que culpo muito minha colega de trabalho, ela ficou me enchendo o saco pra ler esse livro e agora que li foi um decepção tremenda.

      Excluir
  4. Olá,
    eu gosto muito de narrativas envolvendo bruxas, mas ia ficar bem triste com essa pq iria cheia de expectativa, com certeza, daí no fim não ter quase nada.
    ahhh, eu amava os filmes da Sabrina, acho que é por causa dela que adoro as narrativas com bruxa hahahaha

    desejo um feliz natal e um próspero ano novo :D
    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei muito chateada com esse livro, fiquei mais chateada ainda por ler tantas resenhas que me enganaram sabe. Pode ser que estou ficando crítica de mais com minhas leitura? Pode ser. Espero que o segundo livro seja melhor.

      Excluir
  5. Eu amo quando alguém vai contra a maré e dá uma opinião impopular porque é exatamente aquilo que dizem: o que seria do amarelo se todos gostassem só do azul?
    E ainda ter a coragem de falar porque essa internet está cada vez mais intolerante.
    Eu gostei muito da sua resenha, teve base no que disse.
    Ah, desejo um Feliz Natal Lih, que seu Papai Noel venha recheado de coisas boas.
    beeeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, confesso que escrevi essa resenha com sangue nos olhos, rsrs, mas tudo que escrevi é verdade! Não julgo quem gostou e estou torcendo para o segundo livro ser melhor.

      Feliz Natal pra você também e um próspero Ano Novo pra nós! 💜✨

      Excluir
  6. Oi Lih, vim correndo aqui ler a sua opinião porque estava curiosa sobre o hype desse livro. Sinceramente, vou ficar na torcida para que o segundo livro seja melhor e te deixe mais satisfeita. Já euzinha aqui não irei me aventurar. Gostei muito da sua sinceridade. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, fiquei sabendo que no segundo a autora foca mais no romance e tenho quase certeza que as pontas soltas ficam soltas. Quando eu ler conto tudo pra vc.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Esse livro me irritou profundamente. Não consegui me apegar a Emília de jeito nenhum. Sinto que a autora tentou escrever uma personagem determinada, mas no final acabou fazendo uma protagonista imprudente e burra, kkkkkkk.
    O Ira parece que só foi jogado na trama; tudo sobre ele era raso. Aliás, tudo nesse livro foi raso. Enfim, é uma leitura que até dá para passar o tempo, mas deixa a desejar em muitos pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jennifer, que bom saber que não foi só eu que fiquei irritada com essa história. Olha, é decepcionante! Você falou sobre uma coisa que não pontuei, sobre o Ira, você tem toda razão!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestões.
Deixe o link do seu blog para eu retribuir a visita.