• NIVER DE 7 ANOS DO BLOG
    Post em comemoração aos 7 anos do blog ♡
    Read more
  • CLUBE DO LIVRO
    Aqui você encontrará todos os encontros dos clubes de leitura dos quais participo ♡
    Leia Mais
  • COMPRE NA AMAZON
    Aqui você encontrará as melhores ofertas da Amazon e, ao mesmo tempo, ajudará a apoiar o blog ♡
    Clique Aqui
Lídia Maria
Mineira, mãe de pet e bibliotecária. Comecei o blog em 2017 com o objetivo de compartilhar relatos sobre minhas leituras, filmes, séries e experiências da vida.

Gosto de ler romance e fantasia, mas geralmente experimento de tudo um pouco para sair da zona de conforto. No tempo livre, faço bolos e adoro dormir. Seja bem-vindo(a) aos meus relatos! ❤
QUER SABER MAIS?
read more

NOVEMBRO DE 63 - STEPHEN KING

Novembro 63
NOVEMBRO DE 63
AUTOR: STEPHEN KING
EDITORA: SUMA
PÁGINAS: 736
ANO: 2013
Sinopse: A vida pode mudar em um instante e dar guinadas extraordinárias. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade no Maine, quando Al, dono da lanchonete da cidade, o recruta para assumir a missão que se tornou a obsessão de sua vida: deter o assassinato de John Kennedy. Como? Atravessando um portal na despensa da lanchonete que o transporta para o ano de 1958, a época de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro. Jake logo se vê na calorosa cidadezinha de Jodie, no Texas, onde dá início a uma nova vida e às suas investigações. Mas todas as curvas dessa estrada parecem levar ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado... com consequências imprevisíveis. Em "Novembro de 63", a viagem no tempo nunca foi tão plausível... e tão aterrorizante

MINHA  AVALIAÇÃO

Sempre que quero sair da minha zona de conforto, recorro a um livro do King, pois sei que vale a pena cada palavra que esse gênio escreve. "Novembro de 63" é classificado no Skoob como suspense e mistério, mas discordo totalmente — este livro é sobre amor.

O passado é obstinado!

Baseado no fato histórico da morte do presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, King escreve um romance que envolve uma viagem no tempo muito louca. Jake Epping é professor de inglês em uma escola e está recém-divorciado. Ao ler a triste redação de um aluno, Harry, da EJA (Educação de Jovens e Adultos) onde presenciou a morte dos seus pais quando pequeno, Jake vai até a lanchonete de Al e percebe que ele parece ter envelhecido em questão de minutos. Logo depois, Al confia a ele seu segredo, demonstrando como é feita uma viagem no tempo e o que ele deve fazer por ele, pois um câncer o impedirá de evitar uns dos maiores desastres que assolou os EUA. 

Para retomar a missão de Al, Jake sai de 2011 e entra em uma “toca de coelho” que o leva até 1958. A principal missão de George (nome que Jake adota no passado) é salvar Kennedy em 1963, mas ele vê a oportunidade de fazer muito mais, como salvar uma família de Harry da chacina e evitar que uma mulher seja baleada.

Em Maine, há um pequeno crossover com o livro IT: A Coisa, e esse é apenas o começo de uma história incrível. Porém, a trama principal se concentra em uma cidade do Texas, onde Jake consegue ficar perto de seu alvo, Lee Oswald, enquanto trabalha como professor substituto em uma escola, onde conhece a bibliotecária Sadie.

Sadie é uma mulher atrapalhada que começa a trabalhar como bibliotecária na escola onde Jake trabalha. Temos cenas bem fofas desse romance, e a cena da dança é uma das minhas favoritas! Por outro lado, há momentos muito tristes na história. Sadie não é legalmente separada, e acaba surgindo um problema com seu ex-marido. Jake também passa por uma situação horrível, pois o passado não quer ser mudado. No entanto, ambos acabam cuidando um do outro, e isso é lindo demais.

E, meus queridos, essa parte faz toda a diferença. Vemos George realizando os preparativos para salvar o presidente, pois ele precisa ter certeza de que Lee Oswald foi realmente o responsável pelo tiro. Ao mesmo tempo, uma grande história de amor se desenrola, cheia de percalços a serem superados. Mais uma vez, o passado é obstinado, o efeito borboleta é motivo de preocupação, e de repente, tudo pode mudar.

Se você quer começar a ler os livros do King, deve ter paciência. Os livros dele não são para devorar rapidamente; pelo contrário, as descrições detalhadas das cenas tornam a história mais densa, pois cada detalhe é minuciosamente narrado. O estilo de King é semelhante ao de Diana Gabaldon, autora de Outlander—senta que lá vem história... E é por isso que suas obras se tornam tão completas.

Acho essa história perfeita! O começo do livro é muito instigante. Confesso que a quarta parte foi uma leitura lenta (e um pouco chata), mas a quinta parte é pura emoção. O final é emocionante — senti uma lágrima escorrendo nesse momento. 

Não quer ler o livro? Assista à minissérie disponível no Prime Vídeo. Mudaram algumas coisas, mas mantiveram a essência do livro, e ficou muito bom!

Na série, senti falta de algumas cenas do livro. Por exemplo, Jake não passou por Derry. Acho que os roteiristas deveriam ter aproveitado esse crossover, nem que fosse por uma cena de 1 minuto, só para vermos Beverly e Richie novamente. Esse é o único defeito que percebi.

A parte em que colocaram Bill como ajudante de Jake na série não tenho do que reclamar, só não esperava que ele simplesmente fosse se matar (ele se jogou da janela). Achei bem violento. No livro, esse personagem morre de um possível ataque do coração quando Jake tenta matar o pai de Harry. Ele ajuda, mas acaba morrendo.

É isso, vale a pena ler esse obra e ver a minissérie. 

Comentários

  1. Do King eu quero ler Sobre a escrita, está inclusive na minha lista de desejos. bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse do King ainda não li, espero ter a oportunidade de lê-lo em breve!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestões.
Deixe o link do seu blog para eu retribuir a visita.