Retrospectiva Literária 2023 🥂✨


🎶"Adeus ano velho, feliz ano novo.."🥂✨

Adoro o momento de contabilizar as leituras do ano. Minha meta de leitura em todos os anos são de 50 livros, mas leitura não é sobre quem vai ler mais e, sim, sobre a qualidade e os lugares maravilhosos que a literatura proporciona. E esse é minha retrospectiva literária de 2023

Confesso que me surpreendi ao perceber que li 32 livros esse ano. Devido aos meus estudos para alguns concursos, não me dediquei aos livros e ao blog. Me formei em Biblioteconomia esse ano, dessa forma, o primeiro semestre eu foquei em finalizar a faculdade, a ansiedade também não me deixa viver. Esses fatores me impediram de chegar na meta de 50 livros, mas ano que vem eu tento novamente. 

Melhor Romance 


The Risk é o segundo livro da série Briar U. Mas se você é fã da autora sabe que essa série é um spin-off de Amores Improváveis (O Acordo, O Jogo, A Conquista, O Erro). Esse romance me conquistou porque me identifiquei bastante com a personalidade, Brenna. O romance é MUITO bom, a rivalidade da Briar com a Harvard deixa tudo mais emocionante. A questão aqui é que a Elle escreve sobre o machismos no mundo do esporte e as dificuldades que as mulheres enfrentam para superar os abusos. 

Pior Romance 


A Belle do livro Brilhante da autora Julia Quinn tinha tudo para ser uma rebelde incrível, mas, se tornou uma mulher desesperada por um homem e chata. A personalidade da Belle que é apresentada no primeiro livro é totalmente descontruída aqui (para a pior). Uma mulher estão inteligente que gosta de ler e ter seu espaço, do nada, se tornou uma mulher obcecada pelo John. A única coisa que me identifiquei é que ela tem míope como eu.  

O primeiro livro dessa trilogia é bom, esse péssimo, o terceiro é bom também, mas não recomendo a trilogia. Não se enganem! Aqui não é como Bridgerton e nada comparado com as outras séries da JQ (já li praticamente todas).  

Melhor Fantasia


Sou MUITO suspeita para falar sobre os livros da Sarah J. Maas, todos estão na minha lista de favoritos, e, esse ano não vai ser diferente! O livro Casa de Céu e Sopro (Cidade da Lua Crescente #2)ganhou na categoria melhor fantasia. A questão aqui é que a Sarah não dá espaço pro leitor respirar, a cada capítulo tem cenas interessantes, muita ação e descoberta. Ela vai revelando as informações gradativamente entretendo o leitor até a caminhada final, que foi TUDO. E foi por tudo isso que favoritei. Já estou esperando ansiosamente o terceiro livro que será vendido a partir de Fevereiro. 

Pior Fantasia


Eu queria saber como que os anúncios tem a coragem de comparar esse história terrível com os livros da minha queria Sarah J. Maas. Esse livro é o puro suco do lixo (desculpa meu jeito de dizer, respeito quem gosta). O primeiro volume deu pra engolir, achei interessante, porém, a partir do segundo foi só ladeira abaixo. E claro que, irei passar longe do livro A Guerra das Duas Rainhas, não tenho interesse nenhum de lê-lo. 

Melhor Autora


Lyssa Kay me conquistou no momento em que bati meus olhos no livro Clube do Livro dos Homens. Esse ano, tive a oportunidade de ler dois livros da série: Estupidamente Apaixonados #3 e Absolutamente Romântico #4, e estou aguardando ansiosamente mais livros da autora. 

Livro com mais páginas


Conseguir ler Outlander é motivo de comemoração. Em 2023 consegui ler o sexto livro da série que tem 1.168 páginas. Eu e Dianinha já somos amigas próximas de tanto que elogio e xingo ela ao mesmo tempo. Em 2024 irei ler o sétimo livro da série, é por incrível que pareça consigo me lembrar das histórias dos livros anteriores. Comecei a ler Outlander em 2019, a autora sabe marcar a gente de uma forma inexplicável. 

Livros que me decepcionaram


Até o Verão Terminar - Livros da Colleen sempre me deixam vibrada na história, infelizmente esse livro não rolou pra mim. Os personagens são tão fechado que não consegui me conectar com eles e sentir o drama da história. A história é boa, só que a Colleen só esqueceu de jogar o pó mágico dela para tornar essa narrativa agradável, mesmo abordando um tema denso. Beijos de luz Colleen.

Assim que Começa - Era melhor não ter existido! Queria muito escrever que esse livro é perfeito, mas infelizmente não é. Aqui a Lily está tentando lidar com diversas situações: seu negócio, sua filha, a ligação que tem com o Ryle e sobre o Atlas. Ao terminar entendi que esse livro é mais sobre o Atlas do que sobre a Lily. Aqui temos muito mais sobre o que foi a vida do Atlas: quando ele foi mendigo; como ele se tornou um grande cozinheiro; e ainda apareceu um personagem na história que completa o drama vivido pelo Atlas. Por esse motivo não digo que que o livro é necessário, até mesmo o avaliei com quatro corações. 

Mesa para Um - Mesa para Um não foi NADA que eu esperava. Até o final do livro quase dormi. O que me segurou na leituras foram as vivências e traumas das personagens: Siobihan, Miranda e Jane. Fiquei com raiva do Joseph, até o final do livro, mas tenho que dizer que não esperava esse plot. Mesmo com o plot não consegue gostar tanto da leitura, por isso minha avaliei em 3 estrelas. 

Descoberta do Ano


Gild foi uma grande descoberta em 2023. Estava com muito receio de lê-lo, pois, fiquei sabendo na internet que existem cenas fortes aqui, e, realmente tem mesmo. Mas quero dizer que vale a pena conhecer esse livro. Aqui temos um introdução ao enredo da história que, com certeza irá se desenvolver melhor no segundo livro. Foi bom ter me arriscado, recomendo pra que gosta de fantasia e não se sente incomodado com cenas fortes. 

Livros Nacionais



Esse ano consegui ler alguns livros disponíveis no Kindle Unlimited. Foi muito bom conhecer mais  autoras nacionais. O livro que mais me surpreendeu foi Todos os Meus Pecados, neste livro encontramos: romance, drama, questões religiosas e plot twist no final que me surpreendeu. Vale a pena você conferir.   

Releitura do Ano



Em novembro comprei a primeira edição de Luxo da série Trono de Vidro. Eu tenho a primeira edição, mas, devido a falta de qualidade usadas na impressão as folhas estão mais amareladas do que a dentadura da minha vovó. Então comprei essa edição para fazer a releitura e eu simplesmente estou me "reapaixondo" por esse série que sempre foi a minha preferida! Ano que vem, minha meta e terminar de reler todos. 
 

Todos os livros lidos em 2023


Essa foi minha retrospectiva de 2023, que 2024 seja ainda melhor! 💜✨

Retrospectiva Literária 2023 🥂✨ Retrospectiva Literária 2023 🥂✨ Reviewed by Lídia Maria on dezembro 09, 2023 Rating: 5

6 comentários:

  1. Oi! Gild está na minha lista de leituras, mas vai ficar para 2024. Esse ano li menos que ano passado, mas como você disse, vale a qualidade e tive muitos favoritos em 2023. Boas leituras no próximo ano. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, recomendo Gild, porém se você não ligar para cena forte que tem quase no final do livro. Espero que goste também!

      Excluir
  2. Oi!
    Eu sou do mesmo time: amo Sarah J Maas! Acredito que termino trono de vidro ano que vem e penso em começar outra série dela! E sobre Colleen: só li Verity dela e me senti assim também. Primeira vez que vejo alguma opinião não tão positiva de É Assim Que Começa ahahah nem pretendo ler depois dessa!

    um abraço e feliz natal e ano novo!
    https://oterceiroparagrafo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, sou super fã dos livro da Sarah e espero que você goste de todos!
      O livro Assim que Começa existe só pra tirar dinheiro dos leitores, não agregou a nada infelizmente, mas sugiro que leia!

      Excluir
  3. Olá,
    Os livros da Colleen mds, vou ler ela esse ano. Já estão até aqui.
    E preciso voltar com essa série da Elle pra finalizar.
    Amei a retrô.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, pois é acabei virando uma fã hater da CoHo.
      Mas espero que esse livro me agradem.
      Obrigada pela visita!

      Excluir

📖 Deixe seu comentário, dúvida ou sugestões.
🔗Deixe o link do seu blog para eu retribuir a visita.

Tecnologia do Blogger.