• NIVER DE 7 ANOS DO BLOG
    Post em comemoração aos 7 anos do blog ♡
    Read more
  • CLUBE DO LIVRO
    Aqui você encontrará todos os encontros dos clubes de leitura dos quais participo ♡
    Leia Mais
  • COMPRE NA AMAZON
    Aqui você encontrará as melhores ofertas da Amazon e, ao mesmo tempo, ajudará a apoiar o blog ♡
    Clique Aqui
Lídia Maria
Mineira, mãe de pet e bibliotecária. Comecei o blog em 2017 com o objetivo de compartilhar relatos sobre minhas leituras, filmes, séries e experiências da vida.

Gosto de ler romance e fantasia, mas geralmente experimento de tudo um pouco para sair da zona de conforto. No tempo livre, faço bolos e adoro dormir. Seja bem-vindo(a) aos meus relatos! ❤
QUER SABER MAIS?
read more

É ASSIM QUE COMEÇA - COLLEEN HOOVER

Li Assim que Acaba em 2022 e até o presente momento não produzi a resenha e esqueci os detalhes mais importantes do livro. Quando a Colleen lançou o livro É Assim que Começa fiquei em êxtase, porque queria saber o que aconteceu após o final do primeiro livro e, claro, me recordar essa história que causou tanto alvoroço no TikTok. dessa forma, essa será uma resenha dupla onde haverá spoiler de Assim que Acaba.

Colleen Hoover

Quem me segue no Instagram sabe que tenho uma relação de amor e ódio pelo os livros da Colleen. Já li: VerityConfesseO Lado Feio do AmorAssim que Acaba e li recentemente Assim que Começa. A cada livro lido tenho vontade de pegar um avião, ir na casa da autora e tacar o livro nela, mas a outra opção é elogiá-la e falar o quão importante é falar sobre os temas que ela escreve. Sempre a crítico pelo fato de algumas histórias terem o final romantizado depois de jogar todos os problemas da personagem para o alto e finalizar dizendo que foram felizes para sempre. Essa é a diferença do livro Assim que Acaba, depois de toda a violência que a Lily sofre, no final, quando ela descobre que teve uma menina ela nega ao Ryle o direito de repetir o ciclo de violência com a própria filha. Além da escrita da Colleen ser muito boa de ler e tem alguma mágica que faz com que nós leitores ficamos vidrados na leitura.

É Assim que Acaba

Assim que Acaba

Em sua adolescência Lily vive uma situação muito complicada dentro de casa. Sua mãe sofre violência doméstica e ambas vivem nesta situação. Lily é uma garota que gosta de escrever cartas para a maior apresentadora de TV: Ellen DeGeneres, ela relata seus dias bons e ruins a ela. Muito observadora Lily reparou que um garoto estava "morando" na casa abandonada ao lado de sua casa, preocupada, ela começou a deixar alimentos e cobertas para ele.  Lily descobre que ele se chama Atlas e que não tem lugar fixo para morar, então, a relação deles começa a ficara mais próximas depois de verem filmes (Procurando o Nemo), o programa da Ellen e mais algumas coisas, os dois se tornam amigos. Lily faz de tudo para ajudá-lo, porém, nem tudo são flores, acontece uma coisa que talvez pode separa-los para sempre.

No futuro, Lily agora é uma mulher de negócios e uma morte acabou levando-a até uma cobertura de um prédio onde Ryle aparece na história. Ryle é médico, rico e lindo. A relação dos dois tinha tudo para dar certo. Um relacionamento não é feito somente de felicidade, tem muito desafios a serem superados, mas, o que acontece entre Lily e Ryle não é normal. Sempre começa com; "foi sem querer", "eu não queria fazer isso" e "me perdoa". Sinceramente, quem perdoa é Deus, eu não. 

O livro não possui apenas cenas de violência. Tem momentos legais que Allysa - irmã do Ryle - se tornou amiga da Lily e por ironia do destino, finalmente, conhecemos o Atlas. A história de vida do Atlas também não é nada feliz, porém, neste livro, a Colleen foca muito na história da Lily e temos somente pequenas pinceladas sobre a vida do Atlas. A leitura é divida entre a leitura do diário que a Lily escreveu no passado e a situação da vida atual da personagem. 

O final foi um frenesi de emoções e agonia. Eu queria muito que a Lily conseguisse sair daquela situação da melhor forma possível e, pra piorar, a situação se "complica" ainda mais no final quando a Lily descobre uma coisa. Sua atitude me surpreendeu muito e era tudo que esperava dela fechando a leitura com chave de ouro. 

Minha avaliação:

É Assim que Começa

É Assim que Começa

Sinopse: “Lily e o seu ex-marido, Ryle, acabaram de se adaptar numa situação de compartilhamento de guarda quando, de repente, ela se reencontra com seu primeiro amor, Atlas. Depois de quase dois anos separados, o tempo finalmente parece estar ao favor de ambos, e Lily imediatamente aceita o convite para um encontro. Entretanto, sua empolgação é rapidamente prejudicada pelo conhecimento de que, embora não sejam mais casados, Ryle ainda se faz presente na sua vida. E Atlas Corrigan é o único homem que ele odiará estar na vida de sua ex-esposa e filha. Alterando entre as perspectivas de Lily e Atlas, “É Assim que Começa” inicia exatamente onde o epílogo terminou. O livro revela mais sobre o passado de Atlas e acompanha Lily enquanto ela abraça uma segunda chance ao amor verdadeiro, e navega sua relação com um ex-companheiro ciumento”.
Minha avaliação:

Queria muito escrever que esse livro é perfeito, mas infelizmente não é. Aqui a Lily está tentando lidar com diversas situações: seu negócio, sua filha, a ligação que tem com o Ryle e sobre o Atlas. 

A história inicia-se quando Lily e Atlas se encontram um ano depois de tudo que aconteceu com Lily e Ryle. Só esse encontro foi o suficiente para reacender a chama no coração do nossa casal. Como leitora entendo que esse livro foi publicado com o objetivo de apresentar o final feliz que alguns leitores não encontraram no primeiro livro. Ao meu ver, o final de É Assim que Acaba é feliz e suficiente, ela conseguiu acordar pra vida isso já é um grande feito, entretanto tem a questão sobre o Atlas. 

Ao terminar entendi que esse livro é mais sobre o Atlas do que sobre a Lily. Aqui temos muito mais sobre o que foi a vida do Atlas: quando ele foi mendigo; como ele se tornou um grande cozinheiro; e ainda apareceu um personagem na história que completa o drama vivido pelo Atlas. Por esse motivo não digo que que o livro é necessário, até mesmo o avaliei com quatro corações. 

SPOILER AQUI 🙈O que mais me incomodou na leitura foi o fato da Colleen não ter dado atenção o suficiente para a solução do caso da Lily. Está na cara que uma simples conversa e algumas sessões para diminuir a raiva não é o suficiente para Ryle. A autora teve a oportunidade de apresentar uma justiça digna para quem sofre abuso doméstico desperdiçou.

NÃO TEM MAIS SPOILER 👀 O romance era tudo que esperava, adoro a forma que a Colleen descreve as cenas hot, pois não tem detalhes desnecessário, mas, ainda assim, dá pra sentir o quanto que o casal está apaixonado. Este livro é narrado em primeira pessoa pela Lily e pelo Atlas e isso é bom demais. 

Fiquei sabendo que haverá um terceiro, isso é verdade produção? espero que não, de verdade. Quero terminar essas resenhas com a seguinte frase:

O filme favorito de Atlas e Lily


Me diz, você já leu, ou quer passar esses livros?💜✨

Comentários

  1. Oi Lih, tudo bom?
    Menina, eu acho que é bom parar por aqui também.
    Eu amei muito esse livro, acho que deu um desfecho feliz para uma protagonista que realmente merecia, mas insistir nessa história não acho que seja uma boa opção pra CoHo.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que não é somente eu que tenho essa opinião.😊

      Excluir
  2. Oi Lih! Ainda não tive a oportunidade de ler estes livro da autora, mas já garanti o primeiro. Espero que seja uma leitura marcante e emocionante, pois só vejo elogios.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Há alguns anos atrás li muitas histórias da Colleen, mas quando a minha relação com as histórias dela acabou virando mais ódio do que amor, acabei não lendo mais os livros dela, por isso mesmo com o baita hype não li esses dela.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gio te entendo e optar por não ler mais livros da autora. Ainda não cheguei neste nível, mas pode acontecer.

      Excluir
  4. Oii, gostei muito das resenhas! Eu ainda não tinha lido nada da autora, mas como vai sair o filme de É Assim que Acaba, resolvi ler o livro antes! Eu gostei bastante da história, me emocionei muito! Agora quero ler o segundo para descobrir o final dos dois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, estou ansiosa para ver esse filme viu.
      Espero que você também goste do segundo livro. 💜

      Excluir
  5. Não os livros, mas acabei de assistir o filme e não gostei. O filme é mediano, tipo "Sessão da Tarde". Me interessei pelo filme por que foi divulgado que não se tratava de um romance propriamente dito, mas que abordava questões relacionadas a violência doméstica. Daí a minha decepção. Não queria ver mulher apanhando do marido, mas reduzir as cenas a situações de modo superficial, como o filme apresenta, onde uma agressão se reduz a "simples arranhão na testa", é decepcionante. Sem contar como a esposa agredida leva "numa boa" o perído pós separação, nada de medidas protetivas ou sessões de psicoterapia. Tudo muito romântico, o agressor/abusador, até vai na casada da ex ajudar a montar o bercinho, como se fossem um casal perfeito, quase dá "peninha" dele. O filme trata a violência doméstica totalmente fora da realidade, principalmente suas consequências, que são gravíssimas. A autora do livro/filme deveria pelo menos, antes de escrever, visitar uma Delegacia de Proteção a Mulher. Talvez pudesse escrever algo melhor e mais verossímil. Filmes como a "A Vigilante " trata o tema sobre violência doméstica de modo realista e de um jeito muito melhor e consistente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Antônio. Quando escrevi essa resenha, eu ainda não tinha a maturidade necessária para me aprofundar no tema da violência doméstica. Agora, em 2024, após assistir ao filme e compreender melhor a influência da Colleen Hoover, minha crítica à obra se intensificou, principalmente pelo fato de não apresentar uma punição adequada e de não alertar as mulheres sobre a importância de denunciar formalmente as agressões. Você mencionou os arranhões, mas acredito que qualquer tipo de ferimento, seja físico ou emocional, deve ser levado em consideração. Fiz uma análise mais detalhada no post: https://www.relatosdalih.com.br/2024/08/filme-e-assim-que-acaba-colleen-hoover.html
      Até mais!

      Excluir
    2. Obrigado por responder ao meu comentário!

      Excluir
  6. Desculpa! Fiz um imenso comentário anterior e fui identificado como "anônimo". Faço este envio para corrigir a falha. Agora, devidamente identificado. Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestões.
Deixe o link do seu blog para eu retribuir a visita.